Atualmente, com a crise em que vivemos que foi agravada ainda mais por conta da pandemia, muitas pessoas possuem dívidas com bancos, que sofrem a incidência de juros altíssimos e podem se numa grande dor de cabeça para o cidadão.
Pensando nisso, decidimos escrever o presente artigo falando sobre como utilizar da portabilidade de crédito para sair do aperto.
Ficou interessado? Então confira o nosso artigo até o final!
Portabilidade de créditos para quitar suas dividas
Quem pensa em como quitar dívidas com o banco pode vender a sua dívida para outra instituição financeira. Em alguns casos pagando menos taxas de juros através da portabilidade de crédito.
A análise de Ricardo Cid do site Bons Investimentos, indica que essa é uma excelente opção para quem não tem condições ganhar um fôlego extra na hora de pagar suas dividas.
Essa modalidade permite que o devedor negocie a dívida com preços e prazos melhores em outros bancos. E assim, realize a transferência da dívida com melhores opções para pagamento e rapidez.
Além disso, a portabilidade de crédito permite a concentração de todas as dívidas em um único local. Evitando taxas extras e muita burocracia em alguns casos. Vamos falar agora sobre como realizar a portabilidade de credito de um banco para outro.
Passo a passo para a portabilidade
Para realizar a portabilidade de crédito o cliente terá que realizar suas pesquisas em outras instituições. Após encontrar um contrato é assinado e somente depois da assinatura é que a portabilidade acontece.
Vamos ao passo a passo em como quitar dívidas com banco e a portabilidade:
- Primeiro passo: solicite ao banco onde está o contrato uma lista com todos os contratos que estão vigentes;
- Segundo: solicite o valor do CET ou custo efetivo total do contrato, o que está relacionado aos custos da operação e os valores de quitação antecipada das pendências;
- Terceiro: antes e realizar a portabilidade para a instituição escolhida verifique se existe essa possibilidade;
- Quarto: tendo a instituição confirmado a portabilidade, os pagamentos relacionados ao contrato vigente na outra instituição são pagos;
- Assim, um novo contrato com os valores da portabilidade é assinado.
Sempre lembrando que, é necessária muita paciência a cautela no momento da escolha da nova instituição. Contudo, realizados os procedimentos, na grande maioria das vezes o cliente ou devedor sai ganhando.
E você caro leito, já sabia como fazer uso desse crédito para pagar sua divida junto ao banco? Aproveite o espaço para comentários abaixo e compartilhe a sua experiência com os leitores do nosso blog!