Quais os melhores bairros da Zona Norte de São Paulo para alugar um imóvel?

Apartamento em São Paulo

Confira as melhores opções para viver no norte da capital paulista

Morar em São Paulo faz parte da realidade de cerca de 12,18 milhões de brasileiros que nasceram ou escolheram uma das principais capitais do país para viver. Para servir de moradia para tantos cidadãos, é preciso que a cidade esteja distribuída em diferentes regiões. E uma das principais na cidade, que tem atraído vários moradores é Zona Norte de São Paulo.

Pertencem a este delineamento os bairros que estão situados ao norte do Rio Tietê, que corta a cidade e um dos mais conhecidos da cidade de São Paulo. Ao todo, com base nos números de 2019, são 296 quilômetros quadrados para 2.189.273 habitantes na região.

A partir deste cenário, um estudo realizado por uma consultoria imobiliária (Embraesp), a Zona Norte de São Paulo é o destino de quem está à procura do primeiro apartamento. No período de janeiro a agosto de 2018 foram doze lançamentos residenciais, quase o triplo do mesmo período no ano passado.

De acordo com os apontamentos realizados pelo estudo, um dos motivos do crescimento no interesse pela região aconteceu com a chegada do Plano Diretor. Assim cresceu a taxa de coeficiente de construção, que determina o quanto é possível construir e habitar em um terreno.

Além disso, a Zona Norte de São Paulo concentra uma elevada taxa de nível de concentração de emprego, geração de renda e moradia. Entretanto historicamente, um nível baixo de construções, que ajudou a alavancar o número de construções nos últimos meses.

Em meio a essas características, viver na região Norte apresenta uma série de benefícios que juntas vem estimulado o desenvolvimento da região. A primeira delas é qualidade de vida. Nos bairros que compõem está região apresentam em meio a cidade grande um aspecto de interior, perfeito para quem deseja viver com a família e ter conexões mais próximas com os moradores. Outra característica é que pelo desenvolvimento recente da região, existem diversas opções de casas disponíveis, que favorecem este clima de cidade pequena.

Outro ponto que merece ser destacado nos benefícios em viver em São José dos Campos são as áreas verdes espalhadas pelo espaço. Estudos comprovaram que a temperatura nesta zona paulistana em específico chega a ser cerca de três a quatro graus celsius menores do que em outras partes da cidade. Alguns espaços também contribuem para esse saldo positivo como o Parque Nacional da Cantareira e o Horto Florestal.

Também é importante ressaltar a questão do deslocamento. A Zona Norte conta com acesso a estações do metrô da linha azul, que cruza desde Tucuruvi até o Tietê. Com essas paradas, é possível se deslocar também com ônibus para toda a cidade. No Tietê tem o acesso a pedestres até a Rodoviária. Agora que você já conhece também alguns benefícios de viver em São José dos Campos, que saber mais sobre como é o dia a dia em alguns dos bairros mais procurados? Confira a seguir:

SANTANA

É um dos bairros mais antigos da cidade de São Paulo, criado ainda em 1898. Tem como um dos pontos positivos sua autossuficiência, com acesso à escolas, shoppings, hospitais, restaurantes e demais serviços básicos de necessidade da população.

Nos últimos meses, o bairro vem passando por um processo de verticalização na região do Alto do Santana. Isso devido aos últimos lançamentos de alto padrão e também aos imóveis para alugar no Santana.  Uma prova disso é que dos últimos doze lançamentos na Zona Norte de São Paulo, cinco são no Santana. Ainda segundo a Embraesp, são 11. 399 novas unidades residenciais, que colocam o Santana na 21ª posição entre os bairros que mais receberam imóveis na capital paulista.

TUCURUVI

O bairro do Tucuruvi é um dos bairros que também faz parte da Zona Norte de São Paulo. Ao todo conta com uma área de 9,44 km² e cerca de 88 566 habitantes. Tem como principal forma de acesso a linha 1-Azul do metrô. Já se o deslocamento for por carro, estão disponíveis avenidas como Luís Dumont Villares, Ataliba Leonel e Nova Cantareira.

Com uma excelente qualidade de vida, está na busca de inúmeros usuários que estão à procura de imóveis para alugar em Tucuruvi. A região tem um perfil residencial e com o passar dos anos vem ganhando cada vez mais edifícios, ampliando a verticalização do espaço. Além disso, conta com opções variadas de lazer como o shopping Metrô Tucuruvi, o Sesc Santana e também o Parque da Juventude.

 ­­TREMEMBÉ 

Considerado um dos espaços mais verdes da Zona Norte de São Paulo, o bairro do Tremembé é o berço do Horto Florestal e também do Parque Estadual da Serra da Cantareira.

Essas características fazem com que o bairro seja pouco verticalizado e resgate o aspecto de cidade do interior, principalmente com as opções de imóveis para alugar em Tremembé. Isso também impacta no valor dos imóveis, que podem sair cerca de mil e oitocentos reais mais barato do que em outras localidades na própria Zona Norte de São Paulo. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos 20 anos Tremembé cresceu cerca de 80% no nível populacional, quando comparado com demais bairros de São Paulo.

Estes dados comprovam que a hospitalidade que o bairro oferece tem estimulado inclusive migrações de pessoas dentro do Tremembé, que já moravam na região e agora estão à procura de um espaço próprio que seja na mesma localidade.

E praticamente não existem motivos para se afastar do bairro. Tremembé conta com uma infraestrutura para as necessidades do dia a dia que incluem fácil acesso a bancos, farmácias e supermercados. Isso inclui também boas vias de acesso caso seja necessário se deslocar até regiões próximas. Nos dias de folga, a dica é a aproveitar as belezas e os passeios junto a Serra da Cantareira, com um pedacinho da natureza em meio a agitação da vida na cidade grande.

Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais amigos conheçam as inúmeras vantagens em viver na Zona Norte de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *