Sacada de vidro é segura?

A sacada com vidro é cada vez mais usada nos apartamentos. As diversas vantagens do envidraçamento fazem os olhos dos moradores de prédios brilharem.

Porém sempre há uma dúvida sobre o produto: essa é uma opção realmente segura? Veja no conteúdo como os vidros na sacadas podem te ajudar na proteção do seu lar!

O envidraçamento de sacadas é seguro? 

O sistema de envidraçamento de sacadas é também uma alternativa às redes de proteção. 

Esse sistema é feito com folhas de vidro separadas, e dependendo da sua preferência, pode ter abertura ou fechamento total. 

No entanto, antes de tomar a decisão de envidraçar a sua sacada, é preciso saber sobre a segurança dos vidros. Veja o que você deve levar em consideração!

Segurança da estrutura do prédio 

Em primeiro lugar, é preciso verificar com a administração do prédio se você pode colocar os vidros na sua sacada. A estrutura do imóvel precisa estar preparada para receber esse peso extra. 

Imagine se todos os moradores colocarem vidros nas varandas. Se a estrutura predial não prever esse excesso de material,  o peso pode causar um grande acidente e danos ao condomínio. 

Portanto, para evitar situações de emergência, os responsáveis pelo projeto do prédio devem ser consultados para que possam (ou não) aprovar esta mudança.

Escolha dos vidros

A escolha do vidro é uma das questões mais importantes ao decidir envidraçar a sua sacada. 

O material usado afeta diretamente na segurança do local, por isso, essa decisão deve ser tomada com cuidado e consciência.  

O vidro escolhido não deve ser somente o mais bonito, e sim, um que seja resistente o suficiente para suportar impactos. 

Para saber se  o material é o ideal para o seu imóvel, alguns cálculos são feitos e eles levam em consideração diversos fatores – como a região do país em que o seu apê está localizado, a posição do prédio, em qual andar é o apartamento, são alguns pontos levados em consideração.

Tipos de vidros

O vidro temperado, laminado e o duplo são os três materiais mais indicados para o envidraçamento de sacadas. 

Vamos conhecer as suas diferenças para você fazer a melhor escolha para o seu lar:

  • Vidro temperado – é a opção mais recomendada pela Norma NBR 16.259, que regulamenta os envidraçamentos de sacadas. 

É um vidro 6 vezes mais resistente do que os comuns e caso algum acidente aconteça, ele não gera estilhaços pontiagudos, mas se fragmenta em pedaços minúsculos, dando maior segurança;

  • Vidro laminado – é composto por duas ou mais placas de vidro, unidas por uma ou mais camadas intermediárias de PVB (polivinil butiral). 

Quando quebra, os estilhaços permanecem dentro dessas telas, um fator importante para a segurança das pessoas que frequentam o local. 

São resistentes a impactos, filtram os raios ultravioleta e ajudam na redução de ruídos; 

  • Vidro duplo: Esse material tem duas camadas de vidro (separadas por uma câmara de ar feita de alumínio e silicone). 

São ótimas opções para reduzir os ruídos e serve como isolante térmico. 

O vidro duplo, também conhecido como vidro insulado, pode ser composto por materiais do mesmo tipo ou diferentes, como, por exemplo, um vidro temperado e outro laminado.

Serviço especializado 

Além das condições do prédio e a escolha dos vidros corretos, outro fator determinante na segurança da sua sacada é a instalação dos vidros. 

O envidraçamento precisa ser feito por uma empresa especializada neste serviço e com fornecedores confiáveis.

Este mercado vem crescendo cada dia mais e, assim como outras áreas, existem empresas pouco qualificadas que podem prejudicar o seu projeto, e pior ainda, colocar você e sua família em risco. 

Por isso, é importante procurar por fornecedores confiáveis e reconhecidos. Isso garante o atendimento de profissionais que seguem os critérios técnicos conforme as normas e asseguram tanto a proteção do local quanto do usuário. 

Afinal, o envidraçamento de sacadas é seguro? 

Em resumo, esta opção é segura sim se feita corretamente. 

Como foi dito, além do aval do prédio em que mora, você deve uma empresa especializada no assunto.

Assim poderá escolher o material que melhor atende a sua residência, garantindo a segurança e conforto que você procura! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *